Como os líderes podem ajudar no desenvolvimento da resiliência de seus colaboradores?

COMO OS LÍDERES PODEM AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA RESILIÊNCIA DE SEUS COLABORADORES?

O aumento da consciência das empresas sobre o impacto negativo do stress, ansiedade e fatores de saúde mental tem ligado um alerta importante no mundo dos negócios. Administrar estes problemas enfrentados por grande parte dos profissionais começa a ser prioridade. Já está evidente que a perda de resultado proveniente desse tipo de situação é muito relevante.

Leia mais

As habilidades de gestão de pessoas dos maiores CEOs do mundo

AS HABILIDADES DE GESTÃO DE PESSOAS DOS MAIORES CEOs DO MUNDO

Baseado em artigo de Sharon Lobo para Peoplematters.in.

Ser um bom gestor de pessoas vai além de manter as pessoas felizes nos seus cargos e tratá-las bem. Saber observar suas capacidades e conduzir seus esforços para que elas tenham o melhor desempenho possível é o que traz resultado para a organização. Uma liderança só é eficaz se as pessoas estão bem e os resultados são alcançados.

Abaixo são apresentadas algumas táticas de grandes CEOs para o desenvolvimento de pessoas em suas empresas, e como isso pode impactar os resultados dos seus negócios.

Leia mais

Você tem o perfil de líder de empresas inovadoras?

VOCÊ TEM O PERFIL DE LÍDER DE EMPRESAS INOVADORAS?

Por Simoni Missel

Ao estudar as empresas mais inovadoras do mundo, é possível identificar algumas estratégias bem semelhantes no que se refere à gestão de pessoas. Por regra, os gestores nessas empresas utilizam de um ciclo de feedback positivo, que promove um contínuo incentivo para a inovação e disrupção. São ciclos com objetivos bem definidos e com follow-up constante, o que tem sido a preferência dos profissionais criativos e inovadores.

Essas equipes são motivadas por algumas premissas fundamentais como:

Leia mais

Sucessão e Estratégia precisam andar lado a lado

SUCESSÃO E ESTRATÉGIA PRECISAM ANDAR LADO A LADO

*Claudio D’Amico

Sucessão tem sido um dos temas mais críticos dentro das organizações. Isso se deve, em grande parte, por questões culturais, principalmente nas empresas familiares e mais tradicionais. O receio de se planejar a saída de um profissional da empresa ainda é um desafio a ser vencido, e essa atitude deve estar diretamente relacionada com a estratégia do negócio. Em alguns casos, com objetivo de afastar o preconceito sobre esse processo, o nome “formação de backups” é utilizado para identificar essa demanda das empresas.

Leia mais

Inteligência Emocional como diferencial

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO DIFERENCIAL

Por Claudio D’Amico

 

Manter o equilíbrio nas situações de tensão e estresse é um dos principais requisitos de um gestor.

Ninguém gosta de trabalhar com um gestor que utiliza de intimidação e jogos de poder para atingir metas, menos ainda de estar ao lado de um colega que perde facilmente o controle durante o dia a dia. A busca do equilíbrio diante de situações de conflito e saber lidar com o estresse, coloca cada vez mais como regra do jogo a inteligência emocional (IE).

Leia mais

O Poder das Equipes Multifuncionais

O PODER DAS EQUIPES MULTIFUNCIONAIS

*Por Simoni Missel

A tendência global em direção às organizações baseadas em equipes colaborativas está crescendo rapidamente, já que este modelo responde de forma mais eficaz as demandas de um mercado ágil, incerto e altamente competitivo. Para operar em um ambiente dinâmico e imprevisível, uma das mudanças fundamentais nos negócios é a dos modelos hierárquicos de gerenciamento para equipes multifuncionais.

Mas o que são equipes multifuncionais?

Leia mais

Os Superempregos

OS SUPEREMPREGOS

Por Simoni Missel

A Quarta Revolução Industrial está trazendo rupturas num ritmo surpreendente nas áreas política, econômica e social, e o efeito cascata se reflete no modelo de trabalho, nos trabalhadores e nos empregadores com grande impacto.

Leia mais

As pessoas sabem receber críticas?

AS PESSOAS SABEM RECEBER CRÍTICAS?

Por Simoni Missel

Este é um dos maiores desafios dos profissionais dentro das empresas: receber críticas com maturidade e transformá-las em crescimento pessoal e profissional. A verdade é que poucas pessoas têm habilidade para extrair de uma crítica o que ela tem de valioso e transformador.

Leia mais

Soft Skills: o verdadeiro diferencial das pessoas

SOFT SKILLS: O VERDADEIRO DIFERENCIAL DAS PESSOAS

*Por Simoni Missel

O Brasil se assemelha aos mercados de trabalho como os da Espanha e Itália, onde os níveis de desemprego são altos e milhares de posições e profissionais estão disponíveis, não somente pela carência de qualificações técnicas, mas também pela carência das chama­das soft skills, que podem ser, por vezes, as mais requisitadas.

Leia mais

Precisamos de Líderes para analisar dados

PRECISAMOS DE LÍDERES PARA ANALISAR DADOS

*Por Simoni Missel

Vivemos um mundo onde o compartilhamento de dados é muito maior do que nossa capacidade para fazer um bom uso dos mesmos. Aprender, nesse contexto, demanda tempo e habilidades de análise e priorização que muitas vezes está além das nossas capacidades. Isso leva os líderes, das mais diferentes áreas de negócios, a criarem soluções e perceberem como a tecnologia da informação pode contribuir para as suas decisões. Mesmo assim, ainda é muito difícil lidar com o grande volume de dados e informações que recebemos todos os dias.

Leia mais