Mindset: o poder do autoconhecimento

MINDSET: O PODER DO AUTOCONHECIMENTO

Por Claudio D’Amico

Atualmente se fala muito sobre Mindset. E o que é Mindset?

Para poder entender o que significa, vamos imaginar uma programação de computador. Uma programação pode ser perfeita sob a ótica do programador que a desenvolveu. Ou seja, a programação cumpre com um objetivo final do projeto. Para algumas pessoas, o resultado final desta programação pode ser ótimo e, para outras pessoas, deixar a desejar. Levando essa relação como exemplo, Mindset é um tipo de programação.

Leia mais

Mundo Líquido

MUNDO LÍQUIDO

*Por Simoni Missel

Precisamos perceber os sinais e as tendências que estão remodelando o mundo e transformando a sociedade para enfrentarmos melhor os desafios, e compreendermos os novos cenários que se apresentam no dia a dia, com clareza e capacidade de análise.

Para conviver no mundo moderno, comentarei sobre o conceito de Mundo Líquido e habilidades que lhe ajudarão a navegar nesta era de total disruptura com o passado.

Leia mais

Inteligência Emocional

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Por Claudio D’Amico

 

A inteligência emocional é uma competência cada vez mais importante e valorizada pelas organizações. Ela é um poderoso diferencial competitivo.

Muitas das empresas que são nossas clientes nos pedem para fazer um processo de coaching com a sua liderança. Pode ser um gerente, diretor, CEO e até um Presidente. O objetivo principal é desenvolver a habilidade de lidar com as pessoas. Segundo Goleman, a inteligência emocional engloba o autoconhecimento emocional, controle emocional, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal (habilidades sociais).

Hoje, a inteligência emocional (IE) é tão importante quanto a inteligência mental (QI) e ainda mais importante do que o conhecimento técnico . Aqueles que a desenvolvem tendem a ser mais bem-sucedidos, tanto na vida pessoal como na profissional. A diretora mundial da SAP, comentou certa vez, que ela contrata em função do que a pessoa é, e o conhecimento técnico necessário ela aprenderá.

A falta de inteligência emocional pode provocar nas pessoas a sensação de frustração, angústia e tristeza. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas rebeldes, duras e mal humoradas. Muitos gestores, diretores e até presidentes têm esta dificuldade. São muito focados nos resultados e esquecem das pessoas, que são as principais responsáveis pelos resultados que buscam.

Ter inteligência emocional não significa mostrar simpatia e sim, agir com autoconfiança e autocontrole. Daniel Goleman, criador do conceito Inteligência Emocional, faz relação com inteligência social, onde o indivíduo precisa ter um autoconhecimento das próprias emoções e conseguir controlá-las, assim como ter um entendimento com relação às emoções das pessoas que estão à sua volta. Isto também reflete a capacidade de resiliência.

Para que você consiga identificar a dificuldade relacionada à inteligência emocional, perceba em você alguns sinais:

  1. Estressar-se quando alguém não entende o que você está explicando

Você poderá pensar “Isto é tão simples, será que é tão difícil de entender? Qualquer um entende!”. Saiba que há diferentes maneiras de processar e assimilar as informações. As pessoas são diferentes umas das outras.

  1. Rir das pessoas

Uma piada pode causar desconforto. Você poderá achar que as pessoas se sentem ofendidas sem algum motivo ou são hipersensíveis. Pense se as suas piadas são tão engraçadas quanto você imagina.

  1. Não aceitar opiniões diferentes das suas

Talvez você se sente tão convicto das suas próprias “verdades” que pode não aceitar as ideias diferentes das suas. Mas é importante que você perceba que as pessoas possam trazer ideias vistas por outros ângulos que talvez você não tenha pensado. As pessoas possuem experiências diferentes da sua.

  1. Culpar os outros por causa das dificuldades que apresentam

Quando algo não dá certo você poderá procurar os culpados e colocar a responsabilidade do ocorrido sobre os outros. Como já foi comentado anteriormente, as pessoas são diferentes umas das outras e todas apresentam dificuldades com alguma coisa. Ninguém pode ser bom em tudo. Lembre-se que você também terá dificuldade com alguma coisa. Esta reflexão é bem importante.

  1. Se queixar do próprio trabalho

Se isto acontece com você, pense se gosta do que faz. Não encare o seu trabalho como um fardo. Dá para ser feliz assim?

Uma pessoa que tenha habilidades relacionadas à inteligência emocional leva uma vida mais tranquila, satisfeita e colhendo resultados tanto no âmbito profissional como no pessoal. É admirada pelas pessoas que estão à sua volta. E se for um gestor, é respeitado mesmo quando deve ser mais enérgico com a sua equipe.

Observe-se e se desenvolva. Quem mais tem a ganhar é você!

Neuroplasticidade

NEUROPLASTICIDADE

Por Claudio D’Amico

A neuroplasticidade, também conhecida por plasticidade neuronal ou maleabilidade cerebral, é a capacidade de mudança e reorganização dos neurônios de acordo com mudanças ambientais, experimentais, sociais, físicas e lesões mais graves.

O processo contínuo de mudança cerebral, de “reorganização” dos circuitos neurais, e da recepção de novas atitudes ou pensamentos é o que se chama neuroplasticidade.

Leia mais

Rituais, Cultura e Resultado

RITUAIS, CULTURA E RESULTADOS

*Por Ricardo Missel

Os Rituais em uma organização podem ser definidos como as várias formas de manifestação de sua cultura através das atitudes e comportamentos dos colaboradores, nas mais diversas situações dentro do negócio: estratégias, celebrações, contratações, demissões, etc.

Hoje em dia, o tema Cultura Empresarial está extremamente em evidência, pois é cada vez mais fácil distinguir o papel diferencial das atitudes e comportamentos das pessoas nas organizações, e como estes têm reflexo direto nos resultados dos negócios.

Leia mais

pensamento-computacional

Raciocínio Digital ou Pensamento Computacional

RACIOCÍNIO DIGITAL OU PENSAMENTO COMPUTACIONAL

*Por Claudio D’Amico

Neste artigo, quero analisar uma das Competências 4.0 que mais tem impactado a formação dos profissionais de todas as gerações, desde os ensinos mais básicos da vida até os cursos de pós-graduação. Nos Estados Unidos, por exemplo, as escolas estão ensinando às crianças a linguagem de programação na grade curricular.

Leia mais

saiba-dizer-não

Saiba dizer “não” e aumente sua produtividade

SAIBA DIZER “NÃO” E AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE

*Por Claudio D’Amico

Vou falar hoje sobre uma das maiores dificuldades das pessoas: dizer “não”.

Há muitas controvérsias com o fato de dizer “não”. Sempre que alguém nos pede algo há uma tendência, na maioria das pessoas, em largar tudo e ir ajudar. Muitas pessoas dizem que não conseguem dizer “não”, enquanto outras comentam que não têm a menor dificuldade em dizer.

Afinal, o que é melhor?

Leia mais

diferencial-das-pessoas

A Hora é da Ciências Humanas – O diferencial das pessoas

A HORA É DAS CIÊNCIAS HUMANAS – O DIFERENCIAL DAS PESSOAS

*Por Claudio D’Amico

Por que as ciências humanas são vistas como opostas às ciências exatas?

E se elas fossem complementares?

Muitas pessoas têm percebido que ao desenvolver habilidades de diferentes áreas de conhecimento, acabam alcançando um grande crescimento tanto profissional quanto pessoal. A minha trajetória de alguma forma exemplifica essa tendência, pois fui educado e desenvolvido para as ciências exatas.

Leia mais