O caminho da transformação de gerentes em líderes

Imagem: freepik / jcomp

O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO DE GERENTES EM LÍDERES

*Por Ricardo Missel

Toda a vida profissional tem um início, meio e final. O caminho mais natural é que a pessoa inicie a carreira em posições mais operacionais e, com o passar do tempo, ocorra uma evolução para cargos táticos e mais estratégicos dentro da organização. Esse processo varia muito de negócio para negócio e pode levar anos ou décadas, pois ele depende muito do desenvolvimento da pessoa e do caminho que o profissional irá percorrer.

Leia mais

Conduzindo a inovação em tempos de incerteza

Imagem: freepik / branin

CONDUZINDO A INOVAÇÃO EM TEMPOS DE INCERTEZA

*Por Ricardo Missel

O mundo vive hoje um pico de incerteza. Mesmo que a tendência seja de crescimento nos últimos anos, o índice global de incerteza mensurado pela Deloitte bateu seu pico histórico desde 1990 e dobrou sobre o seu maior nível identificado entre 2012 e 2013. Estamos em um cenário onde nenhuma organização consegue colocar em prática 100% dos seus planos sem constantemente rever suas ações e realinhar suas estratégias conforme as coisas vão acontecendo. Muitas teorias que questionavam a efetividade do planejamento tradicional vêm ganhando relevância nesse contexto. Os tempos são complexos.

Leia mais

Trabalhar tem a ver com entregas e não com horas

Imagem: freepik / wayhomestudio

TRABALHAR TEM A VER COM ENTREGAS E NÃO COM HORAS

*Por Ricardo Missel

A grande maioria dos profissionais que atuam no mercado de trabalho hoje desenvolveram suas habilidades em uma cultura que entendia o tempo dedicado ao trabalho como o grande indicador de sucesso e produtividade. Pessoas que trabalhavam mais do que 40 horas por semana (muitas trabalhando 60 horas) eram vistas como grandes profissionais e reconhecidos como exemplo de dedicação e comprometimento, em função das horas que estavam no trabalho. Essa é uma ideia bastante presente no mundo ideal da maioria das lideranças: contar com pessoas que dediquem muitas horas para o negócio. Um pensamento bem adaptável aos tempos da revolução industrial. Leia mais

A importância da visão de longo prazo

Imagem: Freepik

A IMPORTÂNCIA DA VISÃO DE LONGO PRAZO

*Por Ricardo Missel

Nos últimos meses, mesmo os profissionais em cargos mais estratégicos nas empresas foram condicionados pelo contexto a direcionar seus esforços em questões de curto ou médio prazo. Algumas decisões urgentes precisaram ocorrer em função da pandemia, principalmente pela necessidade de readaptar as estratégias em função da nova realidade. Em alguns casos negativos, demissões em massa, redução de custos, fechamentos de fábricas. Em outros positivos, contratações, investimentos em produção e tecnologia. Entretanto, é importante ressaltar o quanto a visão de longo prazo, principalmente sob a perspectiva do líder, deve ser o principal foco.

Leia mais

Administrando os desafios da Liderança

Imagem: freepik / pch.vector

ADMINISTRANDO OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

*Por Ricardo Missel, baseado no artigo “Can you master the inner game of leadership?”, de Adam Bryant e Kevin Sharer

O papel do líder nas organizações é assunto constante nas principais discussões sobre o futuro dos negócios e qualquer outra questão relacionada ao mundo corporativo. Isso ocorre pois é através dos líderes que as empresas definem seus planos de ação para desenvolvimento de estratégias, que são as grandes norteadoras das organizações.

Leia mais

O Poder da Liderança Informal

Imagem: freepik / mego-studio

O PODER DA LIDERANÇA INFORMAL 

*Por Ricardo Missel 

Um dos grandes desafios no mundo corporativo está na capacidade dos líderes e da área de RH em multiplicar a cultura da organização e o suporte emocional para todos os colaboradores. Grandes organizações com centenas ou milhares de pessoas em diferentes espaços geográficos precisam coordenar iniciativas alinhadas a estratégia da empresa e se preocupar com a saúde mental dos colaboradores, e isso nem sempre é apenas sobre comunicar e promover campanhas. 

Leia mais

Os 10 princípios da Liderança Estratégica

Imagem: freepik / master1305

OS 10 PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA

*Por Ricardo Missel – Baseado no artigo 10 Principles os Strategic Leadership

Mesmo após muitos anos de erros e equívocos, ainda é comum notarmos a qualificação técnica de um colaborador como critério de promoção para cargos de liderança. Pessoas que performam com excelência em suas atividades e são promovidas para cargos de liderança sem o devido preparo para tal.

Isso ocorre por diversas razões. A principal delas é a falta de percepção de quem está mais próximo da estratégia sobre o real papel do líder. É nítido que, em grande parte dos casos, quem define as promoções ou sucessões nos cargos de liderança desconsidera alguns pontos críticos sobre as responsabilidades da função.

Leia mais

Como o propósito dos colaboradores impacta a empresa?

Imagem: freepik / drobotdean

COMO O PROPÓSITO DOS COLABORADORES IMPACTA A EMPRESA?

*Por Ricardo Missel

Propósito tem sido um tema muito discutido pelas organizações. Faz tempo que as pessoas começaram a dar mais importância para questões pessoais que vão além da remuneração financeira quando procuram por trabalho. Além disso, outros fatores se tornaram atrativos importantes para os candidatos como saúde, bem-estar e relação interpessoal.

Leia mais

O impacto da Geração Z na cultura das organizações

Imagem: freepik / gpointstudio

O IMPACTO DA GERAÇÃO Z NA CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES

Por Simoni Missel

Nas últimas duas décadas tem sido muito evidente a relação constante de trabalhadores de até cinco gerações diferentes em uma mesma empresa. Isso tem um impacto profundo na cultura das organizações.

O slogan da Missel, consultoria da qual sou sócia, é “Porque empresas são pessoas”. Acreditamos que esse mix geracional é a principal mola propulsora das organizações. Lidar com os desafios que essa realidade traz para a gestão de pessoas é ponto crítico para o sucesso e desenvolvimento sustentável.

Leia mais

O apoio emocional e o papel do Líder

Imagem: freepik / shurkin_son

O APOIO EMOCIONAL E O PAPEL DO LÍDER

Por Simoni Missel*

Tem sido surpreendente e revelador acompanhar a transformação das pessoas nas organizações após o início da pandemia. Nos processos de Coaching Executivo e Desenvolvimento de Lideranças que realizei ao longo dos últimos meses, percebi comportamentos, atitudes, ações e muitos sentimentos até então incomuns no dia a dia de trabalho dos mais diversos perfis de pessoas.

Leia mais