Administrando os desafios da Liderança

Imagem: freepik / pch.vector

ADMINISTRANDO OS DESAFIOS DA LIDERANÇA

*Por Ricardo Missel, baseado no artigo “Can you master the inner game of leadership?”, de Adam Bryant e Kevin Sharer

O papel do líder nas organizações é assunto constante nas principais discussões sobre o futuro dos negócios e qualquer outra questão relacionada ao mundo corporativo. Isso ocorre pois é através dos líderes que as empresas definem seus planos de ação para desenvolvimento de estratégias, que são as grandes norteadoras das organizações.

Leia mais

O Poder da Liderança Informal

Imagem: freepik / mego-studio

O PODER DA LIDERANÇA INFORMAL 

*Por Ricardo Missel 

Um dos grandes desafios no mundo corporativo está na capacidade dos líderes e da área de RH em multiplicar a cultura da organização e o suporte emocional para todos os colaboradores. Grandes organizações com centenas ou milhares de pessoas em diferentes espaços geográficos precisam coordenar iniciativas alinhadas a estratégia da empresa e se preocupar com a saúde mental dos colaboradores, e isso nem sempre é apenas sobre comunicar e promover campanhas. 

Leia mais

Os 10 princípios da Liderança Estratégica

Imagem: freepik / master1305

OS 10 PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA

*Por Ricardo Missel – Baseado no artigo 10 Principles os Strategic Leadership

Mesmo após muitos anos de erros e equívocos, ainda é comum notarmos a qualificação técnica de um colaborador como critério de promoção para cargos de liderança. Pessoas que performam com excelência em suas atividades e são promovidas para cargos de liderança sem o devido preparo para tal.

Isso ocorre por diversas razões. A principal delas é a falta de percepção de quem está mais próximo da estratégia sobre o real papel do líder. É nítido que, em grande parte dos casos, quem define as promoções ou sucessões nos cargos de liderança desconsidera alguns pontos críticos sobre as responsabilidades da função.

Leia mais

Como o propósito dos colaboradores impacta a empresa?

Imagem: freepik / drobotdean

COMO O PROPÓSITO DOS COLABORADORES IMPACTA A EMPRESA?

*Por Ricardo Missel

Propósito tem sido um tema muito discutido pelas organizações. Faz tempo que as pessoas começaram a dar mais importância para questões pessoais que vão além da remuneração financeira quando procuram por trabalho. Além disso, outros fatores se tornaram atrativos importantes para os candidatos como saúde, bem-estar e relação interpessoal.

Leia mais

O impacto da Geração Z na cultura das organizações

Imagem: freepik / gpointstudio

O IMPACTO DA GERAÇÃO Z NA CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES

Por Simoni Missel

Nas últimas duas décadas tem sido muito evidente a relação constante de trabalhadores de até cinco gerações diferentes em uma mesma empresa. Isso tem um impacto profundo na cultura das organizações.

O slogan da Missel, consultoria da qual sou sócia, é “Porque empresas são pessoas”. Acreditamos que esse mix geracional é a principal mola propulsora das organizações. Lidar com os desafios que essa realidade traz para a gestão de pessoas é ponto crítico para o sucesso e desenvolvimento sustentável.

Leia mais

O apoio emocional e o papel do Líder

Imagem: freepik / shurkin_son

O APOIO EMOCIONAL E O PAPEL DO LÍDER

Por Simoni Missel*

Tem sido surpreendente e revelador acompanhar a transformação das pessoas nas organizações após o início da pandemia. Nos processos de Coaching Executivo e Desenvolvimento de Lideranças que realizei ao longo dos últimos meses, percebi comportamentos, atitudes, ações e muitos sentimentos até então incomuns no dia a dia de trabalho dos mais diversos perfis de pessoas.

Leia mais

Mentalidade Exponencial e o Líder do Futuro

Imagem: freepik /

MENTALIDADE EXPONENCIAL E O LÍDER DO FUTURO

Por Simoni Missel

Quero compartilhar com você um conceito que tem sido nosso lema na Missel Capacitação Empresarial há mais de 30 anos, ou seja, não é nenhuma novidade, mas é absolutamente rejuvenescido e potencializado em tempos de pandemia. O lema que criamos, vivemos intensamente e levamos no peito, gravado em camiseta é:

Se eu não mudar o meu mundo, quem vai mudar?

Leia mais

Experiência e tempo são os combustíveis da liderança

Imagem: freepik / katemangostar

EXPERIÊNCIA E TEMPO SÃO OS COMBUSTÍVEIS DA LIDERANÇA

*Por Ricardo Missel

Quando falamos sobre o papel do líder nas organizações normalmente analisamos diversos cases, dados de pesquisas e estudos realizados com profissionais nessa posição. Essa é uma maneira bastante eficaz de identificar diversas questões tangíveis e mensuráveis sobre as lideranças como suas competências, conhecimentos, habilidades, etc.

Por vezes, as conclusões dessas análises são apresentadas como se fossem uma “receita de bolo”. A ideia é quase que solucionar a crise de liderança que vivemos globalmente. Os líderes são mapeados e seus perfis são apresentados com base em suas competências e critérios técnicos, inclusive indicando as melhores áreas de estudo para formação de alguém que queira ser líder. É como se fosse a salvação das organizações em um passo-a-passo.

Leia mais

A sua empresa tem as 5 skills do futuro?

Imagem: freepik / vectorjuice

A SUA EMPRESA TEM AS 5 SKILLS DO FUTURO?

*Por Simoni Missel

Falamos muito na importância de que as pessoas desenvolvam as competências importantes para o futuro da carreira num novo mercado de trabalho. E quanto as empresas? É fundamental que também ocorra uma mudança nas organizações a fim de mantê-las competitivas. Assim como as pessoas, os negócios precisam se reinventar. Para isso, é necessário que se desenvolvam habilidades organizacionais para enfrentar a concorrência e os desafios de um cliente cada vez mais exigente.

Leia mais

Em 2021 todos os olhos estarão voltados para o RH

Imagem: freepik / lookstudio

EM 2021 TODOS OS OLHOS ESTARÃO VOLTADOS PARA O RH

*Por Ricardo Missel

O ano de 2020 consolidou o protagonismo do fator humano como a mola propulsora das mudanças organizacionais. A partir das adaptações e demandas advindas da emergência de um mundo em pandemia, as instituições concluíram que o centro de suas ações precisava estar mais voltado para as pessoas. Quem ainda tinha dúvida de que as empresas eram feitas de recursos humanos e não de máquinas, tirou suas conclusões sem maiores argumentos contrários. Nessa realidade, todos os olhos se voltam para a área de RH das organizações.

Leia mais