Saiba dizer “não” e aumente sua produtividade

Vou falar hoje sobre uma das maiores dificuldades das pessoas: dizer “não”.

Há muitas controvérsias com o fato de dizer “não”. Sempre que alguém nos pede algo há uma tendência, na maioria das pessoas, em largar tudo e ir ajudar. Muitas pessoas dizem que não conseguem dizer “não”, enquanto outras comentam que não têm a menor dificuldade em dizer.

Afinal, o que é melhor?

Vamos entender um pouco melhor sobre este tema. O “não” pode ter diferentes significados: “não quero”, “não vou fazer”, “não posso” e pode também passar uma imagem de pessoa egoísta. O “sim” pode mostrar aceitação, concordância, solicitude e passar uma imagem de uma pessoa submissa.

É saudável que em algumas situações haja “nãos” e em outras “sims”, tanto nas relações profissionais como nas pessoais.

O autor do livro “Aprenda a dizer não – sem culpas”, António Sacavém (Lisboa/Portugal) apresenta 3 tipos diferentes de “não”:

  • Não positivo

– permite manter o foco naquilo que é realmente importante para nós, nos aproximando de um “sim” melhor;

– mostra o quanto é importante aquilo que se está fazendo no momento;

– dizemos não a um comportamento, sem dizer não à pessoa, pois somos responsáveis pelas nossas ações e não pelos sentimentos dos outros;

– dizer um “não” positivo vai aumentar a produtividade e ajuda no equilíbrio entre trabalho e família.

  • Não assertivo

– dá os limites, nos ajuda a dizer qual é o nosso espaço, mas ao mesmo tempo respeitando o outro;

– valoriza os próprios princípios e a ética.

  • Não negativo

– é um não acusatório;

– confunde o comportamento com a pessoa.

A dificuldade encontrada quando não se consegue dizer “não” é proveniente de um modelo mental, ou seja, das crenças originadas pela educação recebida desde a infância. Para muitas pessoas, ainda vem carregado de um componente cultural.

Algumas pessoas buscam e precisam, por questões pessoais ligadas à sua personalidade, cumprir com as expectativas que os outros podem ter a seu respeito. Outras têm medo de desagradar, de serem rejeitadas ou desvalorizadas, e então fazem de tudo para que isto não aconteça.

Todos esses diferentes comportamentos têm impacto direto na gestão do tempo dos profissionais. Não saber utilizar o “não” da forma correta pode tornar as pessoas muito prestativas e altamente disponíveis, largando suas atividades e trabalhando pelos outros. São reconhecidas como “pau pra toda obra”.

Além disso, a dificuldade em dizer “não” impacta negativamente em fatores críticos como a delegação, o comprometimento da equipe e a formação de sucessores.

Principalmente no sul do Brasil, este comportamento é bastante frequente em função da grande influência da cultura italiana e germânica, onde a educação tem bases bastante rígidas. A importância de ajudar os outros é muito destacada, muitas vezes ignorando as necessidades próprias em detrimento do bem-estar de outras pessoas, onde o inverso disso seria considerado egoísmo. Muitas pessoas acabam anulando o seu verdadeiro ser durante toda a vida.

Para um “não” positivo teremos que saber lidar com a “culpa” e isto também exigirá uma boa dose de inteligência emocional. É necessário manter relações positivas, construtivas e saudáveis com os outros, fazendo uso tanto no “não positivo” como do “não assertivo”.

É importante que haja bastante treinamento e dedicação para esta nova postura, dia após dia. Com o passar do tempo, perceberemos que a nossa produtividade aumentará consideravelmente e, como consequência, ficaremos mais satisfeitos. Haverá ainda mais respeito por parte das pessoas que estão na nossa volta.

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