Quando a incerteza pode ser motivante

Vivemos tempos de incerteza em qualquer contexto organizacional. Independente do mercado em que você trabalha, fatores externos que impactam seus resultados e não estão dentro do seu controle são cada dia mais comuns. Em função disso, grande parte de nós sofre com a insegurança de um futuro incerto, podendo desenvolver alguma desmotivação ou até mesmo um quadro mais complexo de depressão. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade de Boston contradiz um pouco essa situação. 

Estudos anteriores já demonstravam que a incerteza, em alguma medida, pode ser um fator de motivação. É como se o nosso interesse pelo que vai acontecer no futuro nos deixasse mais motivados para alcançar algum resultado. Seria mais ou menos o que acontece com os atletas profissionais, que competem em busca da vitória, mas nunca sabem se realmente serão vencedores. O interesse pelo prêmio pode ser um motivador, mesmo quando a vitória é totalmente incerta. 

Outro fator relevante nesse sentido seria a curiosidade humana. No estudo realizado em Boston, as pessoas seriam recompensadas por beberem água em um intervalo reduzido de tempo. Um grupo receberia 2,00 dólares se atingisse a meta, enquanto o outro receberia uma recompensa incerta de 1,00 ou 2,00 dólares. Surpreendentemente, o grupo que mais atingiu a meta foi o segundo, mesmo com a possibilidade da recompensa ser menor do que a do primeiro grupo. 

A curiosidade do segundo grupo sobre qual seria a recompensa recebida elevou o interesse das pessoas em alcançar a meta proposta. O fato é que a incerteza em si pode não ser um bom sentimento, mas a possibilidade de resolvê-la atingindo uma meta ou recebendo uma recompensa pode ser um fator motivacional bastante relevante. 

Enfrentamos diversos desafios cercados de incertezas no nosso dia a dia, e a tendência é que esse fator seja cada vez mais preponderante. Por isso, os líderes e os responsáveis pelas estratégias de recursos humanos precisam mapear essas áreas de incerteza e trabalhar em cima delas, a fim de criar uma abordagem que promova a motivação das pessoas em resolver os desafios. Isso se faz a partir de um ambiente onde a confiança e a segurança psicológica estejam presentes e sejam desenvolvidas com boas políticas de gestão de pessoas. 

Imagem: freepik / creativeart

Últimos posts

Receba esse e outros conteúdos no seu e-mail:

Desenvolvido por Missel ® 2021

Desenvolvido por Missel ® 2021