(51) 3338 0220
missel@missel.com.br

OS MAIORES DESAFIOS DA LIDERANÇA NO NOVO NORMAL

*Por Ricardo Missel

O mundo do trabalho se transformou muito rapidamente nos últimos meses, principalmente impulsionado pela incerteza e vulnerabilidade do período da pandemia. Esse processo fez com que os líderes precisassem se adaptar para administrar com mais agilidade e flexibilidade, mas sem muito tempo para organizar novos processos e aprendizados para esses desafios.

Passados alguns meses e batalhas durante a pandemia, ficou evidente uma falta de habilidade de grande parte dos profissionais em cargos de liderança para administrar a maioria das condições que deixaram algumas empresas em situações muito vulneráveis e, em alguns casos, em estado de falência.

A capacitação desses líderes é responsabilidades deles próprios, mas também precisa ser compreendida pelas empresas como um desafio organizacional. Patrocinar treinamentos e ambiente que favoreça o desenvolvimento de habilidades para o novo normal é obrigação de qualquer negócio que queira se manter operando pós pandemia.

De todo processo, algumas habilidades críticas e pouco desenvolvidas ficaram muito evidentes nesse período, e agora precisam de muita atenção e atitude para que deixem de representar lacunas de desenvolvimento e possam ser o gatilho para superar crises. O importante agora é compreender esse momento como uma oportunidade de rever a estrutura do negócio e as habilidades dos líderes para enfrentar o novo contexto.

Portanto, trazemos aqui algumas habilidades que são críticas para qualquer líder administrar os desafios da pandemia:

1 – Agilidade para tomada de decisão

Identificar rapidamente as mudanças e criar planos para agir de forma organizada e preditiva é a principal função do líder adaptado. A todo momento e cada vez mais somos alvo de novos concorrentes e o nosso cliente se torna mais exigente. Além disso, os colaboradores buscam por mais qualidade de vida e satisfação, reconfigurando a expectativa sobre o trabalho e emprego. Perceber essas transformações e coordenar iniciativas ágeis que respondam ao novo normal é tarefa crítica das lideranças.

2 – Atenção para sobrecarga (delegação)

O acúmulo de atividades e a necessidade de atender novas demandas faz com que os profissionais em cargos de liderança assumam cada vez mais responsabilidades. Entretanto, isso não significa que eles precisem elevar o nível de execução, mas sim o nível de gerenciamento. Para isso, é fundamental formar uma equipe capacitada e orientada para quem o líder possa delegar a execução quando isso for possível, sempre mantendo o follow-up e os meios de controle ajustados.

3 – Comunicação clara e segura

Todo esse contexto de volatilidade e mudança gera insegurança e muita dúvida sobre o futuro. Com a capacidade de previsão e planejamento cada vez mais afetada, comunicar a estratégia e os planos de ação de forma clara e assertiva deve ser uma constante. A partir do momento em que as equipes vislumbram segurança e responsabilidade no líder elas conseguem produzir com mais tranquilidade e alinhamento às necessidades da organização.

4 – Apoio emocional e motivação

A pandemia impactou emocionalmente a maioria da força de trabalho. Casos de depressão, Burnout e outras doenças ligadas ao comportamento tiveram crescimento vertiginoso nos últimos meses, afetando profissionais em todos os níveis da organização. Aos líderes cabe o papel de reconhecer esses casos críticos e encaminhar aos responsáveis para conduzir caso a caso. Antes disso, é importante que o líder faça uma leitura do clima da equipe e identifique os gatilhos para desmotivação, agindo de forma proativa para buscar o engajamento do time e a satisfação das pessoas.

Essa tarefa pode ser uma das mais delicadas nesse período, já que um time é formado por pessoas com características e realidades diferentes e, portanto, as atitudes precisam ocorrer de forma personalizada. Isso exige maior tempo e dedicação à gestão de pessoas, mas sem dúvida os resultados de engajamento e produtividade serão muito positivamente impactados.

*Ricardo Missel é sócio da Missel Capacitação Empresarial, Administrador, Especialista em Design Estratégico e Finanças Empresariais



Voltar