*Por Ricardo Missel
O líder é o principal agente de mudança e da inovação nas empresas, já que ele é a referência de exemplo e comportamento para a maioria dos colaboradores. Por isso, algumas habilidades são essenciais para que ele consiga conduzir as equipes pelos caminhos da mudança.
Mesmo com a velocidade das transformações no mundo corporativo sendo cada vez maior, existe uma habilidade que é fundamental em qualquer contexto e que será ainda mais crítica no futuro, para que um líder seja capaz de engajar as pessoas e consiga motivar e orientar o esforço das equipes. Essa habilidade é a capacidade de desenvolver a confiança dos seus liderados.
A confiança é a principal moeda que um líder possui para alcançar seus objetivos. Sem confiança um líder perde o seu valor e não consegue exercer a verdadeira liderança. Entenda-se por confiança a capacidade do líder de conquistar o respeito, a lealdade e o engajamento dos seus liderados em função dos seus comportamentos. Ela é uma moeda bastante difícil de acumular ao longo do tempo, mas quando isso acontece tem um poder muito forte dentro das organizações, pois ela é a base para qualquer relacionamento. Não existe relacionamento positivo e duradouro sem confiança. Isso serve tanto para as nossas relações pessoais quanto profissionais.
Quando colocamos essa habilidade em prática é muito fácil observar os benefícios que ela produz. Quando confiamos nas pessoas, estamos automaticamente acreditando nas habilidades e na integridade delas.
Enquanto um líder faz a gestão das pessoas ele está a todo momento assumindo compromissos com a equipe. Um compromisso é uma prova, um acordo que valida o grau de confiança das pessoas. Ao assumir um compromisso e cumpri-lo, o líder ganha um ponto de confiança. Porém, quando o líder não cumpre com o que diz, ele perde a confiança da equipe e, inconscientemente, começa a desenvolver uma cultura de desconfiança, baixo comprometimento e falta de engajamento.
Os compromissos de um líder com a sua equipe não são apenas as combinações formais, os acordos, as reuniões, mas qualquer expectativa da equipe que o líder não atenda em função de sua postura e comportamento. Um exemplo é sobre a habilidade de administrar conflitos. As pessoas esperam que um líder tenha habilidade para mediar os conflitos da equipe ou a responsabilidade sobre os resultados da equipe exercendo seu papel de liderança. São expectativas comuns sobre qualquer profissional nessa posição, e por isso passam a ser compromissos. A partir do momento que ele não assume essas responsabilidades, ele quebra a confiança dos seus liderados.
A construção das relações com base na confiança inicia pelo líder cumprindo a sua agenda. Cumprir a agenda nada mais é do que cumprir os compromissos que se assume quando se ocupa essa posição. Os grandes líderes conseguem construir boas reputações porque eles despertaram a confiança das pessoas cumprindo essa agenda e desenvolvendo um ambiente baseado em confiança e bons exemplos. Importante: isso não tem a ver com sucesso ou fracasso. Isso tem a ver com assumir responsabilidades pelos resultados e saber liderar o time em qualquer circunstância.
*Ricardo é sócio-diretor da Missel e especialista em Design Estratégico e Cultura Organizacional.