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COMO DESENVOLVER A CREDIBILIDADE DOS GRANDES LÍDERES

*Por Ricardo Missel

Vivemos uma crise de liderança em todo o mundo. É difícil encontrar pessoas e profissionais que consigam conjugar as competências importantes para o papel do novo líder nas organizações. Os principais grupos de habilidades dessas pessoas são aquelas relacionadas a capacidade de gerir pessoas e a capacidade de administrar a complexidade de um mundo de incertezas e grandes disrupções.

Nesse contexto, o líder precisa entender que exerce um papel de referência no contexto onde está inserido. Ele sempre será visto como um exemplo de comportamento por seus liderados, pois sua imagem é, na maioria das vezes, relacionada à performance ideal. E é aí que grande parte dos líderes começam a falhar.

A grande riqueza de um líder está em sua credibilidade. Um líder que possui credibilidade consegue administrar as pessoas de sua equipe através da confiança. A credibilidade, portanto, é o grande termômetro que define se o líder consegue conduzir as pessoas pelo exemplo ou pelo medo.

Mas como desenvolver credibilidade junto às pessoas da equipe? O que pode levar um líder a ser mais ou menos confiável? Através do comportamento e atenção às pessoas. Isso pode parecer uma tarefa simples, mas apenas a partir de muito autoconhecimento e reflexão sobre seus comportamentos é que um líder consegue desenvolver essa credibilidade.

Existem três atitudes fundamentais para que o líder consiga desenvolver sua credibilidade junto à equipe. Para todas elas é necessário que 

1 – Sempre fale a verdade

Na verdade, esse exercício é fundamental para que o líder não perca a credibilidade. Não ser verdadeiro ou esconder informações da equipe cria um clima de insegurança e alimenta a “rádio corredor”, conhecida também como fofoca, um dos principais ladrões de produtividade nas organizações.

A partir do momento em que a equipe desconfia das informações de seu líder, toda a motivação e esforço para o trabalho é prejudicado. O ser humano por instinto precisa de segurança e estabilidade para se sentir confortável para desenvolver seu trabalho com boa performance. Ser confiável será a maior vantagem de um líder no relacionamento com sua equipe.

2 – Abra um espaço verdadeiro para opiniões

Ouvir as opiniões das pessoas vai além de ser educado, basicamente por duas razões:

a) em um ambiente onde as pessoas podem manifestar suas opiniões e são encorajadas para isso, o interesse em trabalhar e a sensação de pertencimento é muito maior, e isso impacta diretamente na produtividade

b) ao criar um espaço de comunicação onde o liderado se manifesta, o líder adquire conhecimento sobre o profissional, sobre diferentes perspectivas e sobre insights de inovação.

3 – Assuma a responsabilidade

Como líder, você é o maior responsável pelos resultados. Quando as coisas dão certo é muito bom e a equipe toda quer ganhar reconhecimento. Mas quando as coisas não vão bem, é importante assumir o controle da situação e direcionar os esforços para uma nova tentativa.

Não agir nos momentos críticos deixa a equipe sem referência e pode criar um desequilíbrio nos esforços. O líder precisa identificar os problemas e agir de forma rápida, minimizando os problemas e mostrando para a equipe que é comprometido e confiável.

Desenvolver a credibilidade com as pessoas não é tarefa fácil, pois exige paciência e ressignificação de crenças, pois precisamos adaptar nosso estilo de comunicação para atingir muitas pessoas da melhor forma. Tenha em mente que esse é um processo lento, constante e eterno.

*Ricardo Missel é sócio da Missel Capacitação Empresarial, Administrador e Especialista em Design Estratégico.



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