(51) 3338 0220
missel@missel.com.br

ADAPTANDO A LIDERANÇA PARA OS NOVOS TEMPOS

*Por Ricardo Missel

Um dos mais complexos desafios da liderança está no autoconhecimento. No papel de líder, os profissionais precisam exercitar constantemente análises do presente e do futuro, desenvolvendo cenários e criando caminhos de crescimento. Ao mesmo tempo, é necessário olhar para trás e entender quais foram os aprendizados adquiridos no caminho percorrido. Essas demandas podem acabar distanciando as lideranças de uma reflexão construtiva sobre seu próprio comportamento.

Profissionais em papel de liderança precisam constantemente analisar seu desempenho e compreender seus gatilhos comportamentais, principalmente no que diz respeito a tomada de decisão, ou seja, quais dos seus comportamentos e atitudes mais influenciam suas escolhas e resultados. Esse exercício é fator chave de sucesso para uma atuação assertiva e equilibrada, ainda mais em um contexto de complexidade e sentido de urgência em que estamos vivendo.

Para isso, algumas questões são bem importantes, a fim de ajudar os líderes a considerarem seu autoconhecimento como fundamental para enfrentar os desafios da complexidade, ao mesmo tempo em que tomam decisões e projetam cenários para um futuro de grande incerteza.

Trazemos 4 questões que podem apoiar os profissionais em papel de liderança, para que exercitem o autoconhecimento e estejam mais adaptados e preparados para enfrentar os desafios dos novos tempos. O objetivo é levantar insights que possam desenvolver o aprendizado a partir das experiências e, consequentemente, o potencializar o autoconhecimento.

1 – Quem eu fui e como fui visto nos últimos tempos?

Tente refletir sobre seus comportamentos passados e procure informações sobre como as suas atitudes e comportamentos influenciam as pessoas e os resultados. Isso deixará mais claro como o seu posicionamento frente às questões críticas pode impactar nos resultados da sua gestão das pessoas.

2 – Como eu estava quando alcancei os melhores resultados?

Analise os melhores resultados e tente compreender quais das suas atitudes colaboram mais para isso. É importante compreender como isso ocorreu, para que esse tipo de comportamento possa ser aperfeiçoado ainda mais.

3 – Quais projeções se concretizaram e o que aconteceu e foi surpreendente?

Revise as suas projeções a fim de entender quais foram mais assertivas e porquê. É provável que você identifique padrões de comportamento e posicionamento naquelas que foram mais bem sucedidas e possa replicar esses padrões no futuro. Por outro lado, veja o que pode ter passado despercebido e acontecido de forma inesperada, gerando resultados menos positivos

4 – O que farei diferente daqui para frente?

Dentre tudo que você analisou e adquiriu de informações nesses questionamentos, o que pode ser assumido como o “novo padrão” ou “novo comportamento” que será seu aliado a partir de agora? É importante estar aberto às mudanças e admitir que algumas coisas precisam mudar. Um líder que não conhece suas potencialidades e não percebe suas oportunidades de crescimento não conseguirá coordenar planos de sucesso.



Voltar