(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
pessoa-certa-lugar-certo

A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO

*Por Claudio D’Amico

Ao promover um profissional a cargos de liderança, a empresa pode perder um excelente técnico, se este não tiver habilidades e conhecimentos para gestão de pessoas. As organizações não buscam mais somente conhecimento técnico, e estão atentas para o comportamento e habilidades de relacionamento e gestão de seus colaboradores.

“A globalização e a evolução dos mercados e consumidores tornaram evidente a necessidade de estudos sobre novos modelos de administração com foco no desenvolvimento e retenção dos talentos. As pessoas e as empresas passaram a lidar com problemas até então desconhecidos e grandes incertezas antes inexistentes” (Ricardo Missel).

Considerando esta realidade, tenho acompanhado diversos líderes impactados com a infidelidade dos profissionais, em especial os mais jovens, em relação às empresas onde trabalham. Uma das preocupações crescentes é o turnover (índice de demissões) das organizações. Esse indicador, quando em níveis elevados, traz consequências negativas, pois os indivíduos prejudicam sua senioridade profissional, além de arranhar os relacionamentos, sua credibilidade e impactarem nos resultados das empresas.

Podem-se salientar quatro motivos para que as empresas se dediquem a reduzir o turnover e retenham seus talentos: manter a memória e conhecimento da organização, melhorar o clima e ambiente de trabalho, reduzir os custos financeiros e incrementar os resultados de longo prazo.

Muitos gestores acreditam que ao promover um excelente técnico a cargos de coordenação ou liderança, não terão chance de errar na escolha. Para isso, é importante ter em mãos informações científicas a respeito do perfil de liderança deste profissional e suas habilidades em gestão de pessoas. Não raro, nos deparamos com situações de nossos clientes que perderam excelentes profissionais da área técnica, que por reconhecimento foram promovidos a cargos de liderança e não foram preparados para as responsabilidades de líder.

Hoje em dia o mercado de recursos humanos disponibiliza diversas ferramentas para análise do perfil profissional e comportamental dos profissionais, que reduzem incertezas em processos de seleção, promoção, transferência de função e formação de equipes. Colocar a pessoa certa no lugar certo não corresponde apenas à necessidade da empresa, mas também as habilidades que o profissional possui para administrar as atividades do novo cargo. Pessoas certas trabalhando no lugar certo apresentam resultados melhores, maior motivação e satisfação, crescem mais rápido na carreira e se tornam experts nas suas áreas.

Estas ferramentas de gestão de pessoas têm comprovado, no meu dia a dia trabalhando com diversas organizações, serem as melhores soluções para minimizar os níveis de turnover e perda de talentos. Mapeamentos de Perfil, Avaliações de Desempenho por Competências e Pesquisas de Clima são fundamentais neste novo ambiente corporativo.

*Claudio D’Amico é Coach Executivo, especialista em ferramentas de Gestão de Pessoas, Psicólogo e Sócio diretor da Missel Capacitação Empresarial.



Voltar