Ao buscar pelo local de trabalho ideal, a prioridade das pessoas se redirecionou durante a pandemia e deverá seguir assim por algum tempo. Agora, profissionais buscam a segurança psicológica como fator essencial para selecionar as oportunidades de trabalho. Esse movimento é uma realidade e tendência para grande parte dos profissionais, que após encontrarem estabilidade no primeiro emprego começam a perceber a qualidade de vida e bem-estar como essenciais.
Podemos definir segurança psicológica no trabalho como um sentimento positivo que permite com que as pessoas trabalhem e se expressem de forma livre e verdadeira, sem negar seus princípios, valores e crenças em função do espaço e da cultura da organização. Isso tem a ver com sentir-se à vontade para colocar suas ideias, pontos de vista, manifestar opiniões e debater soluções sem medo de errar
A importância da priorização desse fator psicológico ficou muito evidente durante a pandemia, onde a grande maioria das pessoas visualizou o espaço de trabalho como um local relativamente inseguro, em virtude do coronavírus. A partir daí, diversas percepções sobre a saúde e estabilidade emocional foram reconsideradas, principalmente no ambiente de trabalho.
Pesquisas internacionais têm demonstrado que a maioria dos líderes não está preparada para criar um ambiente e desenvolver uma postura que fortaleça a segurança psicológica. A cultura de que o ambiente de trabalho precisa priorizar resultados e bom desempenho ainda prevalece como direção para o modelo de gestão. A forma como o erro é visto dentro da organização ainda estimula o receio de arriscar e inovar.
Por todos esses motivos, preparar os líderes e desenvolver um ambiente que fortaleça a segurança psicológica passa a ser um fator de impacto positivo para atração e retenção de talentos, clima organizacional, redução de afastamentos e problemas de saúde e, consequentemente, melhora nos resultados do negócio.
O primeiro passo nesse sentido é preparar os profissionais de RH e os líderes, para que ajam como promotores de uma cultura com foco na segurança psicológica através de treinamento, coaching, feedback e valorização das pessoas.
Imagem: freepik / DCStudio