A importância da capacidade de resposta

As empresas têm considerado as soft skills como as competências mais críticas para gestão de pessoas, tanto no recrutamento e seleção quanto nos programas de desenvolvimento. As chamadas habilidades sociais têm sido o grande diferencial das organizações numa realidade onde a tecnologia é acessível, barata e escalável. Nesse sentido, uma das habilidades mais importantes para o bom desempenho e trabalho colaborativo é a capacidade de resposta, que nada mais é do que a habilidade de responder as outras pessoas de forma rápida, clara, adequada e eficiente em qualquer circunstância.

Essa habilidade passa a ser fundamental em qualquer empresa ou cargo pois vivemos uma realidade extremamente ambígua e de constante mudanças. Se as pessoas não conseguem manter seus colegas de trabalho ou suas equipes atualizadas sobre o andamento e as solicitações das atividades, provavelmente haverá uma perda significativa de performance em função da falta de resposta.

Aqui é importante deixar claro que nem sempre uma resposta precisa ser uma solução. Muitas vezes, quando somos questionados e precisamos dar uma resposta, não temos a informação necessária de imediato e é preciso ir atrás de mais pessoas ou dados. Quem tem boa capacidade de resposta sabe também da importância do follow-up, ou seja, de usar a habilidade de resposta para atualizar as outras pessoas sobre o andamento das coisas. Um e-mail com uma solicitação pode ser respondido com um simples “vou buscar essa informação e retorno em seguida”. Esse tipo de atitude também é importante e representa consideração, engajamento e colaboração.

É claro que nesses casos é importante que se cumpra com os prazos e que se tenha também habilidade para gerenciar as informações e retornos importantes, ou de nada adianta ser disponível e rápido. Manter as pessoas cientes e informadas sobre o andamento das respostas e controlar o fluxo de informações é fundamental para o bom desempenho de qualquer negócio.

Além disso, a capacidade de resposta das pessoas pode ser utilizada como uma métrica de desempenho em muitas organizações. O tempo entre uma solicitação e uma resposta ou solução serve como medida para identificar gargalos de informação e até analisar os níveis de atitude e interesse das pessoas em solucionar os problemas e encarar os desafios.

Imagem: freepik / stories

*Ricardo Missel é sócio da Missel Capacitação Empresarial, Administrador e Especialista em Design Estratégico.

Últimos posts

Receba esse e outros conteúdos no seu e-mail:

Desenvolvido por Missel ® 2021

Desenvolvido por Missel ® 2021

×
×

Carrinho