(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
dicas-de-mudança

5 DICAS PRECIOSAS PARA VOCÊ QUE NÃO QUER MUDAR

*Por Simoni Missel

O ser humano, em sua essência, tem forte necessidade de estabilidade e previsibilidade para sentir-se seguro nos ambientes e situações que vivencia. Mudanças constantes e falta de estabilidade são causas de sério desconforto para quem trabalha nas organizações nos dias de hoje. Por isto, é perfeitamente compreensível, que as pessoas queiram sempre manter seus pensamentos e atitudes da maneira como sempre fizeram. Desta forma, como empresas são formadas por pessoas, as organizações tendem a adotar estratégias para manter o seu posicionamento e evitam as transformações. Por isto, vou relatar abaixo algumas previsões.

Gostaria de iniciar esta reflexão contextualizando o atual momento em que vivemos. A Consultoria financeira Standard & Poor´s, que publica tradicionalmente a lista das 500 maiores empresas listadas na bolsa de Nova York (conhecida como S&P 500), relatou que a expectativa média de uma empresa em 1937 era de 75 anos. Em 2017 este indicador é de 15 anos. As 5 empresas mais valiosas do mundo têm menos de 20 anos, entre elas, Google e Facebook.

Em 2017, estima-se que existiam no Brasil mais de 120 empresas desenvolvendo soluções disruptivas, com o objetivo de romper padrões de mercado, ou seja, criar soluções mais rápidas e com menor custo para enfraquecer os detentores do poder. Neste contexto, emergirá um novo modelo de gestão e a construção de uma nova mentalidade, mais alinhada a uma nova realidade dos negócios.

Podemos considerar que uma brutal transformação se desenvolveu a partir da convergência de dois vetores revolucionários: necessidade de performance e redução de custos. O avanço tecnológico já provou que tudo o que é digital cresce mais rapidamente e com menor custo do que os negócios tradicionais, em virtude da escalabilidade. Outro alicerce de transformação, não menos importante, que se expandiu de forma assombrosa nos últimos anos, foi a revolução da comunicação causada pela internet. Hoje, com a velocidade do compartilhamento (que até pouco tempo era difícil e caro) empresas e pessoas se relacionam onde quer que estejam com custo baixo em tempo real. Um exemplo conhecido de todos, foi a invenção do celular. Com a diminuição do preço dos aparelhos e o aumento de suas funcionalidades, obteve um crescimento exponencial.

A partir destas reflexões e considerando meu convívio com diversos líderes organizacionais, afirmo com muita convicção que, apesar de todas estas evidências, os líderes organizacionais não são impactados como deveriam. Muitos permanecem acreditando que suas atitudes e estratégias podem continuar seguindo os mesmos padrões e são suficientes para encarar novos desafios, ignorando o que acontece agora e acontecerá num futuro próximo.

Por que isto acontece? Explico esta realidade analisando dois fatores que convergem para uma dinâmica perversa no ambiente organizacional: a necessidade de estabilidade e previsibilidade do ser humano tem reflexo direto nas práticas conservadoras das organizações, afinal de contas, as empresas são formadas por pessoas. Estes fatores estão inseridos em um contexto onde a velocidade das transformações são marcantes e com efeitos devastadores.

Se você não quer mudar, essa pode ser a sua escolha. Porém, recomendo que aproveite este momento que estamos vivendo de acesso fácil às informações e:

  1. leia muito a respeito do tema mudanças disruptivas.
  2. converse mais com pessoas que estão inseridas no contexto de novas tecnologias para solucionar problemas antigos.
  3. visite empresas e conheça modelos de gestão diferentes do que você trabalha.
  4. questione–se sobre algumas atitudes no trabalho e observe se eles são válidas em cenários futuros.
  5. analise os prós e contras de suas decisões pessoais, profissionais e de desenvolvimento em um médio e longo prazo.

Depois de seguir as 5 dicas acima, você terá mais informações para escolher com propriedade os caminhos para seu futuro pessoal e profissional, minimizando arrependimentos futuros. Um Coach experiente poderá lhe apoiar neste momento.



Voltar