Liderar pessoas em tempos de crise significa superar os desafios diários, manter o equilíbrio emocional, sair da zona de conforto, buscar soluções para novos problemas e ter a consciência de que a equipe “faz” o líder.
E por falar em crise, vamos lembrar o contexto em que nossos líderes brasileiros estão atuando.
Vivemos em uma sociedade que constantemente enfrenta cenários de incerteza econômica e instabilidade geopolítica, trazendo muitas incertezas para o futuro não apenas do país, mas de todo mundo. A consequência destes acontecimentos impacta os negócios, os governos e, consequentemente, a vida das pessoas.
Esta é a hora de aprender com os líderes das empresas que obtiveram resultados relevantes neste contexto, e que não seja somente o método tradicional de redução de custos e demissões de pessoas. Muitos livros são publicados relatando histórias vencedoras de empresas que superaram as dificuldades e cresceram mesmo em tempos de crises.
Podemos citar aqui algumas soluções que contribuíram consideravelmente para a melhoria da performance de diversas empresas: novas formas de distribuição de produtos e serviços, lançamento de novos produtos, expansão para novos mercados, vendas pela internet, fortalecimento da imagem da marca. Além disto, a mobilização e motivação das equipes para aumentar a produtividade e atender melhor o cliente será o canal para novas ideias e soluções inovadoras, que trarão melhores resultados. Em tempos de crise, o líder precisa ter a capacidade de entusiasmar as pessoas, além de acompanhar as inovações disruptivas na gestão estratégia do negócio.
Portanto, para liderar em tempos de crise o líder precisa ter a capacidade de vislumbrar as oportunidades de melhorias internas e externas para a organização além de ter habilidade de gestão de pessoas na suas core competences.
A crise despertou a consciência de que apenas técnicas de gestão como comando & controle das ações não são mais suficientes para a sobrevivência e crescimento das organizações. Nunca o mundo corporativo valorizou tanto o papel das lideranças, pois está percebendo que necessita de líderes, pelo poder de transformação, inerente ao seu papel. Hoje, a palavra de ordem para os líderes é assumir a responsabilidade de desenvolver e serem coaches das suas equipes, para que todos aprendam sempre mais e tenham uma melhor performance. Muitos líderes já comprovaram com sucesso uma das principais premissas de Steve Jobs: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer”.
Então, deixo aqui 5 dicas para que os líderes tenham sucesso na gestão dos negócios em tempos de crise:
5 ATITUDES PARA LIDERAR PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE
- Se recusar a viver na zona de conforto, ter argumentos convincentes de suas percepções e acreditar nas inovações.
- Contagiar com seu entusiasmo e tirar a equipe da zona de conforto.
- Premiar e elogiar de forma verdadeira.
- Ouvir, dialogar, conhecer e desenvolver sua equipe para melhoria comportamental.
- Potencializar a visão sistêmica em cada profissional, ou seja, ensina-los a identificar os impactos das ações e movimentos do mercado sobre o negócio.
Liderar em tempos de crise é uma missão complexa e de uma responsabilidade incalculável. Sabemos que são raros os líderes que nascem prontos, e que a grande maioria se desenvolve com muito trabalho, determinação, com a busca incansável de competência e apoio da equipe.