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5 ATITUDES PARA LIDERAR PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE

*Por Simoni Missel

Liderar pessoas em tempos de crise significa superar os desafios diários, manter o equilíbrio emocional, sair da zona de conforto, buscar soluções para novos problemas e ter a consciência de que a equipe “faz” o líder.

E por falar em crise, vamos lembrar o contexto em que nossos líderes brasileiros estão atuando.

Desde 2013 o Brasil vive uma sequência de fatores que ocasionaram quedas sucessivas do Produto Interno Bruto (PIB), como desajustes das contas públicas, um processo de impeachment e uma instabilidade política que tornou visível níveis de corrupção jamais pensados, trazendo muitas incertezas para o futuro do país. A consequência destes acontecimentos foi economizar o máximo possível, demissões em sequência, queda nas vendas e na produção. Porém, é verdade também que sempre há empresas que crescem nas crises.

E esta é a hora de aprender com os líderes das empresas que obtiveram resultados relevantes neste contexto, e que não seja somente o método tradicional de redução de custos e demissões de pessoas. Muitos livros são publicados relatando histórias vencedoras de empresas que superaram as dificuldades e cresceram mesmo em tempos de crises.

Podemos citar aqui algumas soluções que contribuíram consideravelmente para a melhoria da performance de diversas empresas: novas formas de distribuição de produtos e serviços, lançamento de novos produtos, expansão para novos mercados, vendas pela internet, fortalecimento da imagem da marca. Além disto, a mobilização e motivação das equipes para aumentar a produtividade e atender melhor o cliente será o canal para novas ideias e soluções inovadoras, que trarão melhores resultados. Em tempos de crise, o líder precisa ter a capacidade de entusiasmar as pessoas, além de acompanhar as inovações disruptivas na gestão estratégia do negócio.

Portanto, para liderar em tempos de crise o líder precisa ter a capacidade de vislumbrar as oportunidades de melhorias internas e externas para a organização além de ter habilidade de gestão de pessoas na suas core competences.

A crise despertou a consciência de que apenas técnicas de gestão como comando & controle das ações não são mais suficientes para a sobrevivência e crescimento das organizações. Nunca o mundo corporativo valorizou tanto o papel das lideranças, pois está percebendo que necessita de líderes, pelo poder de transformação, inerente ao seu papel. Hoje, a palavra de ordem para os líderes é assumir a responsabilidade de desenvolver e serem coaches das suas equipes, para que todos aprendam sempre mais e tenham uma melhor performance. Muitos líderes já comprovaram com sucesso uma das principais premissas de Steve Jobs: “Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer; nós contratamos pessoas inteligentes para que elas nos digam o que fazer”.

Então, deixo aqui 5 dicas para que os líderes tenham sucesso na gestão dos negócios em tempos de crise:

5 ATITUDES PARA LIDERAR PESSOAS EM TEMPOS DE CRISE

  1. Se recusar a viver na zona de conforto, ter argumentos convincentes de suas percepções e acreditar nas inovações.
  2. Contagiar com seu entusiasmo e tirar a equipe da zona de conforto.
  3. Premiar e elogiar de forma verdadeira.
  4. Ouvir, dialogar, conhecer e desenvolver sua equipe para melhoria comportamental.
  5. Potencializar a visão sistêmica em cada profissional, ou seja, ensina-los a identificar os impactos das ações e movimentos do mercado sobre o negócio.

Liderar em tempos de crise é uma missão complexa e de uma responsabilidade incalculável. Sabemos que são raros os líderes que nascem prontos, e que a grande maioria se desenvolve com muito trabalho, determinação, com a busca incansável de competência e apoio da equipe.



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