(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
Logo MaP

MaP – Assessment

O MaP é a ferramenta de Mapeamento de Perfil por Competências criada pela Unidade de Performance da Missel Capacitação Empresarial. Como resultado de mais de 20 anos de estudos na área do comportamento e das competências, a metodologia do MaP foi desenvolvida com base em pesquisas sobre a identificação dos perfis e das competências dos profissionais, com objetivo de aumentar a performance e o desempenho das organizações.

A partir de uma bateria de testes específicos, o perfil e as competências serão mapeados, gerando um relatório com gráficos, comentários e análises qualitativas e quantitativas, orientadas para o desenvolvimento do profissional.

Além disso, utilizando uma ferramenta de gerenciamento do tempo, o MaP apresenta os níveis de produtividade do profissional, identificando os limitadores de performance que afetam o desenvolvimento das competências.

O MaP é uma ferramenta inovadora com informações sobre o potencial intelectivo e capacidade de raciocínio, apoiando a tomada de decisão nas situações em que o profissional deverá assumir mais responsabilidades e novos desafios na carreira.

A devolutiva do relatório para o profissional mapeado e para o gestor possibilita o conhecimento de suas potencialidades e necessidades de desenvolvimento de maneira planejada e sistemática, possibilitando um crescimento contínuo e estruturado em dados científicos.

Com mais de 3000 MaPs aplicados, a Missel adquiriu grande conhecimento sobre a dinâmica das relações entre o profissional e a Organização. Assim, a devolutiva se torna um dos momentos mais importantes deste processo.

Baixar Apresentação

Objetivos:

  • Identificar as potencialidades do profissional
  • Revelar os pontos a serem desenvolvidos
  • Orientar na transição de carreira
  • Descobrir talentos
  • Identificar “backups” e sucessores
  • Identificar o potencial de liderança
  • Dar apoio ao Plano de Carreira da Organização
  • Instrumentalizar processos de Coaching
  • Desenvolver equipes
  • Apoiar processos de seleção, promoções e transferências de função

O que mede?

A Metodologia do MaP gera um relatório de informações estratégicas, que facilitam a tomada de decisão sobre as necessidades de desenvolvimento dos profissionais mapeados, conforme abaixo:

  • Análise da Área Intelectiva
  • Dados sobre a Capacidade de Raciocínio
  • Dados sobre as Características de Personalidade
  • Análise das Competências Relacionais
  • Análise das Competências de Liderança
  • Nível de produtividade e Gestão do tempo
  • Capacidade de trabalho sob pressão
  • Orientação para as Mudanças
  • Foco para os Resultados
  • Motivação e Ambição

Resultados obtidos com a ferramenta

A partir do relatório do MaP, a Organização terá um Mapa das Competências, Potencialidades, Habilidades e Atitudes, reduzindo assim, incertezas nos processos de Gestão de Pessoas.

Como resultado da metodologia do MaP, é perceptível o comprometimento com a mudança de comportamento e o autoconhecimento, que conduzem a melhorias significativas de desempenho.

Diferenciais

A análise do potencial intelectivo e das características de personalidade do individuo tornam o MaP uma ferramenta exclusiva e com metodologia própria, que se destaca de outras ferramentas do mercado pela fidedignidade de seus resultados.

Devolutiva

O processo é finalizado com a devolutiva do relatório do MaP aos envolvidos (Avaliado, Gestor, RH). Estrategicamente, nesta fase serão definidas as necessidades de desenvolvimento do profissional com base em dados científicos estruturados, aumentando a eficácia nos processos de Coaching e de treinamentos.

Assessment

Este eficiente processo se dá através do acompanhamento de um Coach (consultor especializado) para o mapeado, a fim de elaborar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) estruturado em ações específicas, focadas no desenvolvimento de competências e comportamentos, de acordo com os resultados do MaP.

As reuniões têm por objetivo orientar o profissional em relação ao processo de mudança de comportamento e aumento da assertividade do seu PDI, alinhando a sua carreira aos interesses da organização ou de seus objetivos de Carreira.

Benefícios evidenciados durante o processo de Assessment:

– Ajuda indivíduos e organizações a desenvolverem resultados mais satisfatórios e sustentáveis;
– Leva a mudanças de mentalidade, atitude e o rompimento de modelos mentais que impedem a melhora da performance;
– Transforma crises em oportunidades;
– Desenvolve e retém talentos;
– Potencializa habilidades de liderança e trabalho em equipe;
– Monitora os processos de mudança.

image-ilust

Entrevista Individual

O avaliado contextualiza o consultor sobre sua carreira profissional ou suas aspirações, pois estas informações são fundamentais para a interpretação dos resultados. É importante levar em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras. Nesta fase pode ser importante que outros envolvidos no processo se manifestem para colaborar com as informações.

Aplicação das Testagens

Inicia-se uma sequência de testagens, todas aprovadas e atualizadas pelos órgãos reguladores responsáveis, o que garante a fidedignidade dos resultados.

Levantamento dos Dados

As testagens preenchidas são avaliadas e os resultados são consolidados na forma de relatórios.


Construção dos Gráficos

Este é um dos diferenciais desta ferramenta. Os gráficos do MaP são uma maneira muito prática e precisa de análise dos relatórios. Desta forma, a interpretação dos resultados por parte dos envolvidos no processo se torna muito mais fácil e rápida.

Elaboração do Perfil

Após o levantamento dos dados e a elaboração dos gráficos será desenvolvido o Perfil do profissional, que leva em conta além dos resultados das testagens, toda a contextualização da realidade do avaliado.

Devolução do Perfil

Esta é uma etapa importantíssima no processo. Aqui, um profissional especializado fará ao avaliado e, se necessário, a outros envolvidos no processo, a devolução do Perfil. Assim, todas as dúvidas e comentários sobre os resultados serão solucionados e respondidos, evitando distorções na interpretação dos resultados. É importante que todos envolvidos tenham pleno entendimento dos relatórios do MaP.


A figura abaixo representa alguns dos gráficos apresentados no relatório final do MaP – Mapeamento de Perfil por Competências.


Graficos MaP