(51) 3338 0220
missel@missel.com.br

Realizar a Gestão por Competências de uma empresa compreende uma série de práticas e ferramentas de Gestão de Pessoas. É um programa completo, que exige acompanhamento e conhecimento técnico especializado.

A Missel desenvolve ferramentas específicas para a Gestão por Competências conforme o fluxograma abaixo:

descricao
avalicoes-01
avalicoes-02
PLANO
MERITROCACIA-alt

Etapas do Programa

Assista a Claudio D’Amico explicando como funciona um Programa de Gestão por Competências, suas etapas e como esta metodologia pode ser aplicada em sua Empresa.

Abaixo, mais detalhes de cada umas das ferramentas que compõe o Programa.


Descrição de Cargos

A Descrição de Cargos é a primeira etapa para o desenvolvimento de um programa de Gestão por Competências. Seu principal objetivo é identificar os perfis de cada cargo no que diz respeito às suas atribuições, competências e habilidades necessárias e outros critérios importantes para desempenhar uma função específica dentro da empresa com excelência.

Estas informações facilitam a tomada de decisão estratégica na gestão de pessoas, pois a partir de um perfil ideal para cada cargo podem-se traçar estratégias de desenvolvimento e avaliação da equipe. Além disso, consciente das atribuições e responsabilidades de suas funções, os profissionais aumentam seu comprometimento com a empresa, buscam desenvolvimento de competências específicas e possibilidades de crescimento. A consequência é o aumento da motivação e produtividade de cada colaborador.

A Descrição de Cargos apoia diretamente a tomada de decisões no que diz respeito à:
– treinamento e desenvolvimento
– possibilidades de promoção ou transferência de função
– recrutamento e seleção
– plano de salários
– processos de avaliação de desempenho


Baixe a Apresentação da Descrição de Cargos

Avaliações de Desempenho por Competências

Estudos mostram que 98% das pessoas nas Organizações querem saber como está o próprio desempenho e onde podem melhorar a performance.

A Avaliação de Desempenho é definida como uma análise sistemática do desempenho de cada profissional da empresa em função da descrição de seu cargo, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados que deve alcançar, além do seu potencial de desenvolvimento.

Para isso, a Avaliação de Desempenho por Competências mensura o desempenho do profissional, relacionando-o com as competências ideais para o desempenho de sua função e o cumprimento dos objetivos organizacionais. Entende-se por competência o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para que o colaborador realize seu trabalho com excelência.

Os Programas de Avaliação de Desempenho influenciam diretamente no comportamento e produtividade da equipe. A Gestão de Pessoas baseada nos resultados da Avaliação de Desempenho por Competências orientam o desenvolvimento de cada profissional de maneira sustentável e estruturada. A participação do colaborador avaliado no processo aumenta o compromisso com a mudança e cria um ambiente transparente para a tomada de decisão estratégica.

Essa é uma ferramenta importante para manter a motivação e consequente produtividade, uma vez que as pessoas precisam saber como seus esforços estão sendo percebidos.

Aplica-se a Avaliação de Desempenho com objetivo de:
– Identificar e orientar as necessidades de treinamento e desenvolvimento individual
– Apoiar processos de promoção, transferência de função e demissão
– Definir estratégias para os Recursos Humanos
– Manter talentos motivados, orientados e atualizados sobre seu desempenho


Baixe a Apresentação da Avaliação de Desempenho por Competências

Avaliações de Desempenho e Feedback 360º

A Avaliação de Desempenho e Feedback 360º é um método de avaliação de desempenho muito semelhante a Avaliação de Desempenho por Competências. Porém, neste formato, os colaboradores receberão informações importantes sobre seu desempenho não apenas de seu superior imediato, mas também de seus pares e subordinados.

Este projeto tem por objetivo identificar as percepções do desempenho do avaliado sob a ótica de todos os profissionais com quem se relaciona na empresa. Portanto, a ferramenta permite a melhoria do desempenho e das relações entre toda a equipe de trabalho.

Através de formulários personalizados aplicados nos diferentes níveis hierárquicos e alinhados com a estratégia da empresa, fornecem informações importantes para administrar pessoas, capacitar lideranças, aperfeiçoar processos de comunicação, desenvolver equipes e solucionar conflitos.

A conclusão é um estudo comparativo destas diversas opiniões, cujo resultado mostra quais competências devem ser desenvolvidas e aquelas que já estão apresentando a performance esperada de cada profissional avaliado.

É um estímulo à mudança de comportamento, aperfeiçoamento das competências e atualização constante dos profissionais, gerando um aumento da “empresabilidade” da Organização, com melhores resultados e maior produtividade.


Baixe a Apresentação da Avaliação de Desempenho e Feedback 360

Plano de Carreira

O Plano de Carreira é um guia de orientação sobre como cada profissional deve desenvolver suas habilidades e competências para evoluir dentro da empresa. Com as metas de cada função dentro da empresa bem definidas, os funcionários tem maior clareza sobre como se desenvolver para alcançar melhores cargos e planejar um futuro estruturado para sua carreira, evitando assim sua saída da empresa em busca de melhores oportunidades.

Com um Plano de Carreira bem estruturado, solucionam-se alguns dos principais desafios de Gestão de Pessoas hoje, relacionados ao alto nível de rotatividade (turnover) e a necessidade de manter os profissionais constantemente motivados e engajados para os resultados.

Desenvolve-se o Plano de Carreira de uma empresa com objetivo de:
– Atrair e reter talentos
– Manter o nível motivacional dos colaboradores
– Identificar oportunidades de desenvolvimento e promoção interna
– Reduzir o turnover
– Definir uma política clara de gestão dos recursos humanos


Baixe a Apresentação do Plano de Carreira

Meritocracia

Um modelo de Gestão por Meritocracia é baseado em um sistema de reconhecimento que cada empresa desenvolve para valorizar e reter seus melhores colaboradores. A Missel oferece uma metodologia específica, adaptável a cada empresa para o desenvolvimento de práticas corretas de Meritocracia como ferramenta para Gestão de Pessoas.

A Meritocracia tem como objetivo principal estimular e motivar a equipe para alcançar os melhores resultados, vinculando as metas a benefícios ou premiações aos colaboradores de melhor desempenho de maneira clara e transparente.

É indicado para empresas que trabalham com metas bem definidas, preocupadas em manter altos níveis de motivação e colaboradores com grande foco em resultado.