(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
resiliencia

A RESILIÊNCIA COMO FATOR-CHAVE DE SUCESSO – Artigo publicado na Revista Aprimorar – circulação interna na Tramontina

Tratar sobre resiliência é mais do que explicar conceitos e modelos ideais de comportamento. É repensar nossas atitudes, sentimentos, reações e posturas perante as transformações diárias. Para melhor compreendermos os benefícios da resiliência, entrevistamos a consultora Simoni Missel.

A capacidade do indivíduo de se adaptar positivamente às adversidades, desafios e mudanças a fim de atingir e manter a eficácia pessoal é tratada como resiliência. Em viagem à Índia, para estudar sobre Autoconhecimento, Simoni Missel teve oportunidade de aprender lições de vida com os mestres orientais. “Eu queria entender como poderia acelerar meu crescimento pessoal e questionei um dos mestres: ‘Como posso me desenvolver e amadurecer emocionalmente para melhor administrar os estresses, acreditando que eles não terminarão?’ Atentamente ele respondeu: ‘As situações difíceis e a pressão sempre existirão, fazem parte do nosso crescimento. Sem elas, seríamos acomodados e teríamos baixa motivação. Viemos ao mundo para evoluir’.

Após um período de silêncio, o mestre continuou: ‘Enquanto estivermos vivos, o universo nos colocará situações reais para aprendermos a nos aperfeiçoar como pessoas e como profissionais. Se não estivermos receptivos a olhá-las e nos questionar o que é preciso aprender com elas, negando a realidade, reclamando ou reagindo de forma destrutiva e agressiva, o universo nos mostrará circunstâncias cada vez mais difíceis, até aprendermos o que ele quer nos ensinar’.” Exemplificando na prática: quem não cuida da saúde e adoece recebe recomendações de um profissional para que faça reeducação alimentar, pratique exercícios físicos para melhorar e ter uma vida mais saudável. Agora, se essa pessoa continuar sem hábitos saudáveis, ou seja, não entender o que esta situação tem a ensinar, poderá ter problemas ainda maiores.

Ao absorver os ensinamentos de meu mestre, percebi que naquele momento eu estava aprendendo como a resiliência contribui para a nossa evolução. Embora seja um conceito originalmente definido pela Física, utilizado primeiro na engenharia no que tange à capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, a resiliência foi ampliada às pessoas para descrever os processos da vida que explicam a superação individual, em grupos e nas organizações. Assim, resiliência é a capacidade das pessoas de administrar as adversidades, adaptar-se positivamente às mudanças e adquirir conhecimento pela vivência de situações difíceis. Dessa forma, elas enriquecem sua experiência e transformam o aprendizado em desenvolvimento, sem impactar sua integridade pessoal.

Estudos apontam que altos níveis de resiliência podem produzir resultados pessoais e profissionais valiosos, ajudando as pessoas a se recuperar rapidamente de problemas, desenvolver atitudes positivas, melhorar o desempenho profissional e manter altos níveis de bem-estar e felicidade.

*Simoni Missel é Coach Executiva, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Psicologia e Sócia diretora da Missel Capacitação Empresarial, autora do livro: Feedback Corporativo.



Voltar