(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
expon

O QUE SÃO AS ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS – Por Simoni Missel*

Toda a economia global está passando por uma profunda transformação que acontece do plano físico para o plano do conhecimento. É uma definição típica de mudança de paradigma. Um ambiente baseado em informações proporciona oportunidades fundamentalmente disruptivas (que significa a interrupção de um seguimento normal de um processo). Quando você muda para um ambiente baseado em informação, o ritmo de desenvolvimento entra em uma trajetória de crescimento exponencial e a relação preço x desempenho muda a cada 2 anos. Não nos faltam exemplos para demonstrar este cenário. Talvez o mais fácil de ser reconhecido como mudança de paradigma seja a transformação da máquina fotográfica.

Se sua idade permitir, irá lembrar que para fotografar existia o custo do filme, da entrega do filme, da revelação, o cuidado com o armazenamento das fotos, com os rolos para garantir que não houvesse desperdício, com o tempo para organizá-las em álbuns que ocupavam espaços físicos. Era baseada em um modelo de escassez. Com a fotografia digital o custo essencialmente caiu para zero, se você tirar uma ou cem fotos, terá o mesmo custo, além de ser possível manipular, armazenar e mover a foto digital com grande facilidade.

Na mudança de paradigma, além das máquinas terem sido rapidamente substituídas por câmaras de smartphones, outros exemplos como mapas físicos, inicialmente substituídos pelo GPS, e agora pelo WAZE (geolocalizador para smartphone), bibliotecas e coleções de músicas foram transformadas em aplicativos de telefones e leitores de livros digitais.

Esta nova era requer soluções diferentes para a criação de novos negócios e para a solução dos desafios que encontrão no futuro. A Babson’s Olin Graduate School of Business, em 2011, previu que em 2021, 40% das empresas da Fortune 500 não mais sobreviveriam, pois serão obrigadas a competir com uma nova geração de empresas que se desenvolveram exponencialmente através das novas tecnologias. Os concorrentes destas corporações gigantes não serão mais os artigos vindos da China, mas empresas de jovens que criaram uma startup no quarto da sua casa, ou o comércio eletrônico, ou ainda drones que fazem entregas de produtos em sua residência.

As Organizações Exponenciais (ExO) são aquelas cujo impacto do resultado é desproporcionalmente grande comparado ao das empresas tradicionais, por serem aceleradas através das novas tecnologias da informação, que desmaterializam o que era físico, transformando em digital e produzindo sob demanda.

Precisamos também considerar a forte tendência de que os fundadores destas novas empresas serão os líderes da economia mundial em um futuro próximo, definindo assim um novo estilo de liderança, com técnicas de gestão focadas em velocidade, compartilhamento, baixo custo, estoques reduzidos…

Além das empresas, os profissionais deverão manter-se constantemente atualizados para acompanhar a era das inovações e competições hiperaceleradas através de uma Gestão Exponencial, onde o líder fará a gestão de equipes cada vez mais enxutas (cresce o número de clientes por colaborador) com soluções informatizadas, processos bem definidos, novas regras de empregabilidade, excelente qualificação profissional e resultados exponenciais.

*Simoni Missel é Executive Coach, especialista em Gestão de Pessoas, mestre em Psicologia e Sócia diretora da Missel Capacitação Empresarial.

 

 

 

 



Voltar