(51) 3338 0220
missel@missel.com.br
Develop-Their-Growth-Mindset

3 DICAS PARA AMPLIAR SEU MINDSET ATRAVÉS DO FEEDBACK

Por Simoni Missel*

As empresas têm investido valores significativos em estudos para descobrir quais as características dos funcionários de alta performance, aqueles que são mais eficientes e dão maior resultado. Pesquisas que possuem grandes critérios científicos, realizadas com as equipes nas empresas, buscam por padrões e competências que diferenciam os melhores profissionais, os mais produtivos, motivados e satisfeitos com suas atividades.

Nesse sentido, cada vez é maior o interesse em qualificar suas equipes e conhecer as necessidades dos times, as qualidades e oportunidades de melhoria contínua, pois são as pessoas as principais responsáveis pelo sucesso das organizações.

Uma pesquisa realizada pelo Google com 180 equipes, a partir de dados científicos bastante precisos, tinha como objetivo identificar as características que diferenciam os melhores times de pessoas. Os resultados constataram que equipes de alta performance eram formadas por pessoas que se sentiam altamente influenciadas pela frequência e clareza do feedback na relação entre o gestor e o funcionário, considerando este momento de diálogo indispensável para o melhor desempenho das atividades.

Sendo ainda mais específicas, as equipes demonstraram a importância do feedback contínuo não verbal, além do verbal, ou seja, as expressões faciais durante o diálogo, como fator de sucesso ou insucesso ao final da conversa. Comunicar metas claras e desafiadoras, bem como, tratar os erros como oportunidades de aprendizagem, também foram apontados como fatores significativos para o bom desempenho.

O CEO do Google, Sundar Pichai, explica que “chamamos de ‘segurança psicológica’ quando os funcionários sentem-se à vontade para expor suas opiniões sem ser alvo de críticas, sentem-se livre de ameaça e são informados sobre o que se espera deles.” A origem de nossos modelos mentais está nos padrões e experiências vivenciadas desde a infância, denominado de Mindset. A configuração da mente, que estrutura o Mindset, é formada por 2 grupos:

Mindset fixo: é o modelo mental que defende inteligência ou talentos como características inatas e que permanecem estáveis, e pouco ou nada mudam ao longo da vida.

Mindset expandido: favorece uma visão de mundo em que tudo pode ser aperfeiçoado. Esse modelo enxerga o ser humano em evolução, como potenciais a serem desenvolvidos.

Portanto, é válido destacar 3 dicas que ampliam o Mindset Expandido através do feedback:

1 – Reconheça o feedback como uma técnica de melhoria contínua

2 – Saiba ouvir com atenção quando receber um feedback construtivo

3 – Analise o feedback e avalie a necessidade de reestruturar suas atitudes e comportamentos

Muitas empresas já constataram que é possível utilizar a técnica do feedback para focar nos aprendizados necessários para o desenvolvimento e aperfeiçoamento constante das equipes de trabalho e melhorar o desempenho futuro das pessoas e da organização. Porém, em muitos casos será necessário mudar o modelo mental de gestores e funcionários sobre relacionamento profissional.



Voltar